Quem somos

O Observatório do Pré-sal integra um conjunto de iniciativas do Instituição Binacional de Pesquisa Econômicas Brasileiras (IBPEB), com o apoio do Fundo Multi Geo (FMG), sobre a indústria extrativa mineral. O objetivo das ações é constituir uma rede de parceiros, produzir e divulgar informações sobre empreendimentos e, assim, incentivar formas de controle social dessas empresas e negócios de extração.

O Observatório é um acervo de artigos, leis, pesquisas, estudos, sites e documentos os mais variados sobre o pré-sal e a indústria extrativa mineral. O site produz notícias e análises sobre essa indústria, discute os temas atuais do setor e levanta assuntos para o debate. A exploração do pré-sal e outras iniciativas de extração mineral resultam em impacto direto para o já combalido meio ambiente e para populações que vivem nas áreas desses empreendimentos.

A escala com que o extrativismo se intensifica no Brasil e no mundo não é sustentável. Gera desigualdades e destrói o planeta. A discussão sobre novos paradigmas de desenvolvimento é urgente. O Observatório também quer contribuir com esse debate.

Equipe

Em breve.